Buscar o verossímil em uma série inverossímil é uma tarefa árdua. A série norte-americana "Walking Dead" fala de zumbis. Mortos-vivos. Um vírus alienígena (ou algo parecido) transformou a maior parte dos habitantes da terra em zumbis. Eles andam pra lá e pra cá, em busca de seres vivos (sobreviventes). Quando encontram um coitado, avançam sobre ele e o comem. O sujeito é devorado, em meio a gritos lancinantes. Imagine como deve doer ser comido vivo por um zumbi, que é um morto-vivo.
Mas os mortos-vivos também morrem de vez. Para isso, você precisa espetar seu cérebro com um objeto afiado. Pode ser uma faca. Se você não tiver uma faca, pegue um martelo e arrebente a cabeça dele. Os mortos-vivos estão em decomposição. Seus corpos estão se desintegrando, enquanto percorrem longas distâncias em busca de carne fresca. Pedaços de carne ficam pendurados nos braços, pernas e pescoço. O rosto é uma caveira, parcialmente, coberta de restos de carne podre. A visão não é das mais agradáveis.
Se você não tem mais nada de importante para fazer na vida, nada mesmo, se você está se sentindo extremamente cansado de tanta notícia ruim, nada melhor que sentar na sua poltrona puída, se armar com uma cerveja quente, salgadinhos e "maratonar" a série, transmitida pela Netflix, em sua - inacreditável - 9ª temporada.
A série baseia-se em uma história em quadrinhos. É, portanto, destinada ao público adolescente. Os adultos devem assistir com um certo peso na consciência. O roteiro é limitado ao extremo: grupo de sobreviventes, que não se transformaram em mortos-vivos, luta para encontrar um local seguro (não há local seguro em um mundo dominado por zumbis, é claro). Ao longo de sua jornada, precisa enfrentar, além dos zumbis, os vilões. É esse o roteiro, repetido à exaustão. A partir daí, é possível criar uma série de situações. Fique preparado: os vilões são muito vilões. São malvados mesmo. Sádicos, assassinos, cruéis, insensíveis. Estão lá para bagunçar o coreto.
Um desses vilões - um certo Negan - prende o grupo de sobreviventes, comandado pelo ex-xerife Rick Grimes. Os infelizes são obrigados a se ajoelhar, enquanto Negan mata uns dois ou três, aleatoriamente, com um taco de beisebol, enrolado em arame farpado.
Enquanto até a sexta temporada, havia algum nexo, na sétima e oitava temporada, os roteiristas fizeram tantas bobagens, que passou a ser um sacrifício tentar acompanhar a história. Sem mais ideias, eles (os roteiristas) passaram a perder o nosso tempo com personagens, sem qualquer interesse. Era preciso achar histórias para encompridar os episódios. É um exercício exaustivo. Cada temporada tem 16 episódios. Cada episódio, em média, 48 minutos.
Em meio a uma guerra contra um vilão cruel, como Negan, aparece um "sensei" pacifista, armado com um bastão. O "sensei" se recusa a matar os vilões.
Imagine você na pele de um pacifista, diante de um campo de concentração nazista. Tem lugares que não foram feitos para pacifistas. Para destruir o campo de extermínio nazista, você precisa de armas, estratégia de combate e soldados com coragem suficiente para matar todos os nazistas que estiverem na sua frente.
Então, esse "sensei" não tem o que fazer nesse fim de mundo de "Walking Dead". É tão inverossímil quanto as milhares de oportunidades que o herói Rick Grimes teve em 32 episódios ou 1.536 minutos para acabar com a raça do vilão Negan. Mas não. Até a sexta temporada, o ex-xerife não pensava duas vezes: se tivesse chance, acabava com a raça do vilão.
Não sei se houve troca de roteiristas. Não sei se os roteiristas estavam com o saco cheio de escrever sempre a mesma história, o fato é que o ex-xerife vira um bobão.
O vilão aparece sozinho diante da porta da comunidade em que Rick Grimes vivia. O que qualquer sobrevivente de zumbis faria? Meteria chumbo grosso no vilão Negan. Menos o novo Rick Grimes. Não, ele se submete de bom grado. Fica à mercê das desgraças perpetradas pelo vilão.
As bobagens da sétima e oitava temporada se sucedem, impiedosamente. A série tem um personagem rastreador, meio índio, capaz de se movimentar com fluidez na floresta. Ele se chama Daryl e está sempre com o cabelo sujo, a franja jogada estrategicamente sobre os olhos (alguém poderia fazer a gentileza de cortar o cabelo dele?). Mesmo tendo em seu currículo a capacidade de encontrar rastros, quase invisíveis na mata, volta e meia Daryl é surpreendido por vilões, em seu habitat natural - a floresta. Seria o mesmo que você conseguir se aproximar de um tigre e dar um tapinha nas costas do bicho.
Em geral, personagens simpáticos, que atraem a empatia do público, são sumariamente eliminados da série. A maior parte dos diálogos não tem qualquer sentido. Como diz um amigo meu caipira, "é conversa pra boi dormir".
Sem falar das milhares de possibilidades desperdiçadas. O mundo, como a gente conhecia, acabou. Perfeito. Cães, gatos, animais selvagens vão dominar territórios. Imagine aves carniceiras, como abutres, que festa não fariam em meio a milhões de seres putrefactos ambulantes. Cães aparecem rapidamente e não há mais gatos no mundo "Walking Dead". Os roteiristas, talvez, odeiem felinos.
O aviso da Netflix informa se tratar de série com cenas violentas e de "extrema violência". Talvez esteja aí o segredo das nove temporadas. Existe uma função terapêutica nas sucessivas mortes, que acontecem no decorrer dos episódios. O público descarrega sua pulsão de destruição, de forma vicária. Os mortos-vivos são apenas id (pulsões inconscientes, às vezes, incontroláveis), na designação de Freud.
O público sente prazer ao ver como os zumbis são eliminados. É como se o cara gordão, enfiado na poltrona esmaecida, mastigando seu salgadinho engordurado, estivesse ele mesmo enterrando uma estaca na cara do zumbi feioso. Os vilões, igualmente, também são id.
Já os sobreviventes são egos, perdidos em uma floresta imensa de ids. Segundo Freud, o ego faz a intermediação entre o inconsciente e a realidade. Quem se comunica com a sociedade é o ego. Às vezes, o id aflora e ocorre o que se chama de "ato falho".
Não vou mencionar os nomes dos roteiristas, nem dos atores e diretores. Eles devem ter vergonha de colocar essa participação profissional em seus currículos. Eu também teria.
Eis que a minissérie "O gambito da rainha" tem atraído o público de aficionados por xadrez e outros nem tanto. Em sete episódios, acompanhamos a trajetória de uma menina-prodígio, que sai de um orfanato para duelar com os grandes mestres do xadrez.
A minissérie baseia-se em um livro, publicado em 1983. Um jornalista do "The New York Times" gostou tanto do livro, que resolveu comprar os direitos para filmagem. Só que o filme não foi feito. Transformado em série da Netflix, quase deixei de assistir, por causa do título. "Gambito" me lembra "cambito" que é perna fina. Na realidade, "gambito da rainha" é uma jogada de enxadristas. Não sabia. Não tenho paciência para jogar xadrez, nem cartas, nem banco imobiliário.
A minissérie conta com a participação da atriz Anya Taylor-Joy, de olhos perturbadores e expressão enigmática. Mesmo quem não gosta de xadrez, vai se interessar pela série, que conta aquela história que sempre dá resultado. Pessoa pobre, abandonada, humilhada pela vida, consegue sucesso por méritos próprios. É uma fábula. Mas quem é que não gosta de fábulas.
O problema maior de "O gambito da rainha" é o viés ideológico. Os norte-americanos parecem não se conformar que a Rússia deixou de ser comunista e continuam incomodados com esse gigante da Europa Oriental. Lá vamos nós, novamente, em plena guerra fria, para provar que os norte-americanos são superiores aos russos e vão vencer todas as batalhas. Ainda que seja em um tabuleiro medíocre de xadrez.
Enfim, como me disse Dostoiévsky, "parar de ler livros é parar de pensar".
Vamos em frente.
"Walking Dead, The Queen's Gambit etc."
Seeking the plausible in an implausible series is a daunting task. The American series "The Walking Dead" is about zombies. The undead. An alien virus (or something similar) has turned most of the Earth's inhabitants into zombies. They wander around, searching for living beings (survivors). When they find a poor soul, they attack and devour them. The victim is eaten alive amidst agonizing screams. Imagine how painful it must be to be eaten alive by a zombie, which is essentially a walking corpse.
However, the undead can also be permanently killed. To do this, you need to pierce their brain with a sharp object. It could be a knife. If you don’t have a knife, grab a hammer and smash their head. The undead are decomposing. Their bodies are falling apart as they traverse long distances in search of fresh flesh. Pieces of flesh hang from their arms, legs, and necks. Their faces are partially skeletal, covered with remnants of rotting flesh. It’s not the most pleasant sight.
If you have nothing important left to do in life, absolutely nothing, and you’re feeling utterly exhausted by all the bad news, there’s nothing better than sitting in your worn-out armchair, armed with a warm beer, some snacks, and binge-watching the series, now in its—unbelievably—ninth season, available on Netflix.
The series is based on a comic book. It’s therefore aimed at a teenage audience. Adults should watch it with a certain weight on their conscience. The plot is extremely limited: a group of survivors, who haven’t turned into zombies, struggles to find a safe place (though there’s no safe place in a world overrun by zombies, of course). Along their journey, they must face not only zombies but also human villains. That’s the plot, repeated ad nauseam. From there, a series of situations can be created. Be prepared: the villains are truly villainous. They’re downright evil. Sadistic, murderous, cruel, and heartless. They’re there to stir up trouble.
One of these villains—a certain Negan—captures the group of survivors led by former sheriff Rick Grimes. The unfortunate survivors are forced to kneel while Negan randomly kills two or three of them with a baseball bat wrapped in barbed wire.
While the series maintained some coherence up to the sixth season, the seventh and eighth seasons saw the writers making so many nonsensical decisions that it became a chore to follow the story. Out of ideas, they began wasting our time with uninteresting characters. They needed to stretch the episodes, and it became an exhausting exercise. Each season has 16 episodes, each averaging 48 minutes.
In the midst of a war against a cruel villain like Negan, a pacifist "sensei" appears, armed with a staff. The "sensei" refuses to kill the villains.
Imagine being a pacifist in the face of a Nazi concentration camp. Some places aren’t meant for pacifists. To destroy a Nazi extermination camp, you need weapons, combat strategy, and soldiers brave enough to kill every Nazi in their path.
So, this "sensei" has no place in the apocalyptic world of "The Walking Dead." It’s as implausible as the countless opportunities the hero Rick Grimes had over 32 episodes or 1,536 minutes to wipe out the villain Negan. But no. Up until the sixth season, the former sheriff wouldn’t think twice: if he had the chance, he’d eliminate the villain.
I don’t know if there was a change in writers. I don’t know if the writers were tired of writing the same story, but the fact is that the former sheriff turns into a fool.
The villain appears alone at the gates of the community where Rick Grimes lived. What would any zombie survivor do? They’d shoot the villain Negan without hesitation. But not the new Rick Grimes. No, he willingly submits. He becomes a victim of the villain’s atrocities.
The absurdities of the seventh and eighth seasons continue mercilessly. The series has a tracker character, somewhat Native American, who can move fluidly through the forest. His name is Daryl, and he’s always dirty, with his bangs strategically covering his eyes (could someone please cut his hair?). Despite his ability to find nearly invisible tracks in the forest, Daryl is often ambushed by villains in his natural habitat—the forest. It’s like sneaking up on a tiger and patting it on the back.
Generally, likable characters who attract the audience’s empathy are summarily eliminated from the series. Most of the dialogues are nonsensical. As my country friend says, "it’s just talk to put the cows to sleep."
Not to mention the thousands of wasted opportunities. The world as we knew it has ended. Perfect. Dogs, cats, and wild animals would dominate the territories. Imagine scavenger birds like vultures feasting on millions of walking, rotting corpses. Dogs appear briefly, and there are no more cats in the "Walking Dead" world. Perhaps the writers hate felines.
Netflix’s warning states that the series contains violent and "extremely violent" scenes. Perhaps that’s the secret to its nine seasons. There’s a therapeutic function in the successive deaths that occur throughout the episodes. The audience vicariously releases their destructive impulses. The undead are merely the id (unconscious, sometimes uncontrollable impulses), in Freudian terms.
The audience takes pleasure in seeing how the zombies are eliminated. It’s as if the overweight guy, sitting in his faded armchair, munching on greasy snacks, is himself driving a stake into the ugly zombie’s face. The villains, too, represent the id.
The survivors, on the other hand, are egos, lost in a vast forest of ids. According to Freud, the ego mediates between the unconscious and reality. It’s the ego that communicates with society. Sometimes the id surfaces, resulting in what’s called a "Freudian slip."
I won’t mention the names of the writers, actors, or directors. They should be ashamed to include this professional participation in their resumes. I would be too.
Meanwhile, the miniseries "The Queen’s Gambit" has attracted an audience of chess enthusiasts and others alike. In seven episodes, we follow the journey of a prodigious girl who rises from an orphanage to challenge the great chess masters.
The miniseries is based on a book published in 1983. A journalist from "The New York Times" liked the book so much that he decided to buy the rights for a film adaptation. However, the film was never made. Turned into a Netflix series, I almost didn’t watch it because of the title. "Gambit" reminds me of "cambito," which means skinny legs. In reality, the "Queen’s Gambit" is a chess move. I didn’t know that. I don’t have the patience to play chess, cards, or Monopoly.
The miniseries features actress Anya Taylor-Joy, with her unsettling eyes and enigmatic expression. Even those who don’t like chess will be drawn to the series, which tells a story that always works: a poor, abandoned person, humiliated by life, achieves success through their own merits. It’s a fable. But who doesn’t like fables?
The biggest problem with "The Queen’s Gambit" is its ideological bias. Americans seem unable to accept that Russia is no longer communist and remain bothered by this Eastern European giant. Here we go again, back in the Cold War, trying to prove that Americans are superior to Russians and will win every battle, even if it’s on a mediocre chessboard.
In the end, as Dostoevsky once said, "to stop reading books is to stop thinking."
Nenhum comentário:
Postar um comentário